Normatizando o trabalho em tubulões

989 palavras 4 páginas
Paulo Nº 0 técnico em segurança do trabalho turma k13

NR - 15 Anexo - 6

TRABALHO EM TUBULÕES

INSALUBRIDADE

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

PROCEDIMENTO DE TRABALHO EM TUBULÕES

Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão
. Todo trabalho sob ar comprimido será executado de acordo com as prescrições dadas a seguir e quaisquer modificações deverão ser previamente aprovadas pelo órgão nacional competente em segurança e medicina do trabalho.

O trabalhador não poderá sofrer mais que uma compressão num período de 24 (vinte e quatro) horas. O local adequado para o cumprimento do período de observação deverá ser designado pelo médico responsável.

Tubulão de Ar Comprimido - É uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosférica. A atmosfera pressurizada opõe-se à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior.

• A duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2; a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2; e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.

• Após a descompressão, os trabalhadores serão obrigados a permanecer, no mínimo, por 2 (duas) horas, no canteiro de obra, cumprindo um período de observação médica.

“Conforme a nr15 1.3.14 o atestado de aptidão terá validade por 6 (seis) meses”

Tabela de descompressão:

Para uma carga de 1,7 Kgf/cm² usaremos esta tabela:

Serão formados 2 grupos de trabalhadores onde cada grupo trabalhará na escavação por 4 horas cada é na campânula entrarão 3 funcionários por vez.
Requisitos para os empregados:

a) ter mais de 18 (dezoito) e menos de

Relacionados