Estudo de caso Natura Cosmeticos
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 4
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 4
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 4
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 4
2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 5
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico é fundamental para criação, manutenção e permanência saudável de uma empresa, existem muitas características inerentes ao trabalho e aos seus resultados que só serão bem avaliados e aplicados através da criação e execução de um bom planejamento estratégico, no trabalho a seguir verificaremos claramente essas características toando como exemplo à empresa Natura Cosméticos S.A.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
A missão é a razão de ser da empresa, deste modo considero a missão da empresa Natura um tanto quanto subjetiva, não deixa claro o tipo de produto e serviço oferecido pela empresa, sua área de atuação, nem mesmo como espera ser reconhecido por seus clientes. Já na visão ficou muito claro o objetivo de posicionamento futuro que a empresa deseja alcançar e qual imagem deseja construir perante seu publico alvo, seus valores são bem fundamentados, deste modo transmitem total confiabilidade no ser da empresa.
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA
A Natura se utilizou da estratégia genérica de diferenciação, com foco em produtos naturais, voltados para sustentabilidade, ela se destacou no mercado, aliando a qualidade de seus produtos ao bem estar das pessoas e a preservação do meio ambiente.
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Analisando as atividades da empresa pode-se observar que a mesma adotou como estratégia competitiva de produtos substitutos, sempre investindo em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, alavancando o mercado.
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Consideraria também entre as ameaças as crises internacionais, que geram redução no consumo dos consumidores