Normas
REGIONAL
ABC DO DESENVOLVIMENTO URBANO
Docentes: Soad e Cláudio
Discentes: Karinny Pinheiro
Priscila Santos
Rita Esteves
Tatiane Santos
O que faz de uma cidade uma cidade?
A cidade é um objeto muito complexo e, por isso mesmo, muito difícil de se definir, é preciso ter em mente aquilo que uma cidade da mais remota antiguidade e cidades contemporâneas. Toda cidade é um local de mercado, onde se dá um intercâmbio regular de mercadorias. Toda cidade, é do ponto de vista geoeconômico,isto é, das atividades econômicas vistas a partir de uma perspectiva espacial, uma localidade central, de nível maior ou menor de acordo com sua centralidade.
As cidades são assentamentos humanos extremamente diversificados, o que se refere à atividades econômicas ali desenvolvidas,diferentemente dos assentamentos rurais que são as aldeias e os povoados.
As cidades possuem uma certa centralidade econômica.Sua área de influencia pode, muitas vezes, não ir alem dos limites territoriais da unidade político-administrativa local da qual ela e sede.
A cidade é, sob o ângulo do uso do solo, ou das atividades econômicas que a caracterizam, um espaço de produção não agrícola e de comercio e oferecimento de serviços.
Lógica Rural
Lógica Urbana
‣
Quanto maior a cidade em geral, mais complexo tende a ser o espaço periurbano.
A cidade é, igualmente, um “Centro de gestão do território”, por sediar as empresas. Porém, nem tudo se resume a economia.
A vida econômica é diversificada, e tão mais diversificada quanto maior for a cidade.
Aglomeração urbana
Metrópole
Regiões
Metropolitanas
Megalópoles
Megacidades
Entretanto é como se a cidade embora continuasse podendo ser delimitada “ geograficamente”, tivesse sua presença cultural e econômica fortemente diluída por todo o espaço.