NORMAS E ROTINAS DO LABORATORIO CLINICO
LABORATORIO DE ÁNALISES CLÍNICAS
RONDONOPOLIS-MT
2014
Setor de Coleta e Recepção
1. CADASTRO E INFORMAÇÕES
1.1 Identificar o paciente
A chegar à recepção do laboratório, o paciente devera estar, portanto requisição médica com os exames solicitados pelo seu medico, a recepcionista então irá cadastrá-lo, dando ênfase ao nome, idade, sexo, endereço e/ou telefone. O cadastro do paciente acompanha a identificação numérico controle do laboratório.
1.2 Identificação de amostra
Cada cadastrado possui um numero de identificação, utilizando para etiquetas os recipientes de coleta.
É importante identificar sempre a parte lateral do frasco, e nunca a tampa, principalmente em frascos de urina e fezes para evitar trocas de material.
1.3 Identificações dos exames a serem realizados
No laboratório as amostras são registradas em fichas internas de seus respectivos setores, nestas fichas constam o nome e a idade do paciente; em seguida as amostras e as fichas serão encaminhadas para os devidos setores.
1.4 Informações ao paciente
Na recepção do laboratório o paciente irá receber as instruções de como deve proceder para coleta das amostras. Para dosagem bioquímica o paciente é orientado sobre o período de jejum, sendo também necessário o conhecimento dos medicamentos que o paciente possivelmente esteja tomando.
Quando a coleta de sangue orienta-se o paciente quanto ao esforço físico, o paciente deve vir ao laboratório totalmente descansado para evitar qualquer alterações nos resultados de seus exames.
2. COLETA DE SANGUE
O sangue colhido com o objetivo de estudar as freqüências alterações dos seus componentes quando o organismo é acometido pôr doenças. No laboratório são executados exames de vários paciente ao mesmo tempo, torna-se imprescindível que uma sistematização bem organizada de trabalho seja seguida,