normas trabalho cientifico
NORMAS DE ORIENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO
DE DISSERTAÇÕES CIENTÍFICAS
1. INTRODUÇÃO
A elaboração de trabalhos de investigação na USTM, como em qualquer instituição obedece algumas normas de base. È neste contexto que o presente documento, sem querer ser exaustivo em matéria de metodologia de investigação, pretende apresentar algumas normas de orientação para a elaboração de dissertações científicas (também denominadas monografias científicas) nesta Universidade.
A apresentação destas normas visa, por um lado, orientar os estudantes na elaboração das dissertações, ao mesmo tempo que se pretende que sirvam de guias de orientação para análise e avaliação destes trabalhos por parte dos membros de júri. Em termos de conteúdo, começa-se por fazer uma menção sobre a estrutura da monografia (a partir dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) e, de seguida, olhando para os aspectos interiores da monografia, são apresentadas as linhas de orientação para as citações e referências bibliográficas.
Para efeitos de maior esclarecimento, deve-se entender por dissertação como sendo o trabalho de investigação científica desenvolvido no âmbito de um programa de licenciatura ou de mestrado. Este tipo de trabalho deve mostrar maturidade científica, apuro técnico e capacidade de utilização das fontes, denotando rigor científico. Por seu turno, existe, no conjunto de trabalhos académicos, a tese de doutoramento e o trabalho curricular.
A tese de doutoramento situa-se no fim dos estudos universitários e deve demonstrar que o estudante traz algo de novo à ciência, com um contributo válido, original e científico. Enquanto isso, o trabalho curricular para as diferentes disciplinas no decorrer duma licenciatura deve mostrar, para além do conhecimento da metodologia científica, a apreensão das matérias dadas e a operatividade dos conhecimentos adquiridos.
2. ESTRUTURA DE UMA MONOGRAFIA
Conforme o modelo de estrutura do trabalho de