Normas para um trabalho cientifico
A produção de artigos científicos deve estar em consonância com as normas que regem os artigos científicos publicados em revistas especializadas e padronizadas segundo a ABNT (Associação brasileira de Normas Técnicas) NBR-6022 que estabelecem as diretrizes para este fim.
Definição.
Trata de problemas científicos, apresentando resultados de estudos e pesquisas. Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Deve ser de extensão reduzida e caracterizar-se pela dinamicidade. São publicados em revistas ou periódicos especializados.
Os artigos podem ser assim definidos:
Artigo científico: Parte de uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute assuntos, métodos, técnicas, processos e resultados em inúmeros campos de pesquisa.
Artigos originais: apresentam abordagens ou assuntos inéditos
Artigos de revisão: abordam, analisam ou resumem informações já publicadas.
Abordagens:
Em Lakatos e Marconi (2001, p. 261), o artigo, conforme a abordagem, pode ser:
Analítico ou de análise. Fundamenta o estudo de cada elemento constitutivo de um assunto em relação ao todo.
Argumento teórico. Apresenta argumentos a favor ou contra a uma opinião e procura comprová-la ou refutá-la.
Classificatório. Classifica os aspectos de um determinado assunto e explica suas partes.
Todas as abordagens devem ser consideradas segundo o rigor da exploração científica, constituída de argumentos lógicos, reflexivos e críticos com o fundamento de oferecer aos leitores interpretação e julgamento pessoal fundamentados na seriedade da pesquisa científica.
1 . Formatação
1.1 Os textos devem ser escritos em 3ª pessoa de forma clara e objetiva.
1.2 Os cuidados com a Língua Portuguesa devem ser rigorosos.
1.3 Utiliza-se fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para Título, (tamanho 14), notas de rodapé e citações longas que devem