Normas tecnicas para elaboração de um curriculum
CURRÍCULUM VITAE
CAMPONEZ FROTA
CURRÍCULUM VITAE
Documento de elaboração científica realizado em máquina de escrever ou computador, em folha de papel ofício, estruturado, sempre que possível, dentro dos padrões estabelecidos pelas normas preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
OBJETIVO GERAL
É um documento destinado para realizar a apresentação de uma pessoa em alocução pública ou à pretendente de vaga em atividade de área profissional, no Departamento de Recursos Humanos (RH) de empresa contratante, onde constam, ordenadamente, informações pessoais, objetivo desejado, informações educacionais, experiências profissionais e dados complementares.
OBJETIVO PROFISSIONAL
O objetivo do currículum profissional é apresentar, qualificar e promover a experiência profissional, para “provocar” um contato pessoal (entrevista). Tem que vender por si próprio, pontos e potencialidades que falem direto às necessidades da empresa.
02
COMO DEVE SER:
➢ Ter vida própria ➢ Ter força ➢ Saltar do papel ➢ Ser enfático utilizando palavras de sucesso ➢ Ser conciso e preciso (curto e objetivo) ➢ Ir direto ao ponto ➢ Ter apenas o importante e o essencial Obs. Acerta mais quem escreve menos, pois selecionadores maduros não desperdiçam tempo com leituras pouco objetivas.
O currículum é um documento formal, por isso não deve conter termos coloquiais ou parecer simpático.
Não use gírias, apelos engraçadinhos, tais como: auto-elogios; auto-avaliação, como por exemplo “tenho boa aparência”, “sou um excelente profissional” ou até “você não sabe o que está perdendo”.
Jamais cometa erros de gramática ou ortografia, com isso você já começa em desvantagem. Caso você não tenha pleno domínio do assunto, peça a uma