Normas regulamentadoras
MEIO AMBIENTE
CURSO: TÉCNICO ELETROTÉCNICA
Prof. Sesio Mingote smingote@fiemg.com.br NORMAS REGULAMENTARES
INTRODUÇÃO
É sabido que o brasileiro, tradicionalmente, não se apega à Prevenção, seja ela de acidentes de trabalho ou não. Chegamos inclusive a obter o titulo de campeão mundial de acidentes de trabalho em 1970, mesmo ano em que também fomos, tri-campeões mundiais, só que no futebol..
A nossa formação escolar não nos apresenta qualquer contato com técnicas de prevenção de acidentes nem ao menos com as suas necessidades. Assim sendo, até o nosso ingresso no mercado de trabalho e, dependendo do setor e atividade que exerceremos na empresa é que teremos o primeiro contato com isso. Portanto, praticamente, já na idade adulta! O grande problema é que somos dotados de uma maneira própria de aprender e realizar tarefas. Mesmo conhecendo os riscos, acreditamos sempre que somos inerentes a acidentes ou problemas maiores, imaginando que tudo acontece somente em filmes ou nas paginas policiais dos principais jornais do país.
NORMAS REGULAMENTARES
INTRODUÇÃO
Em vista disso e dentro da perspectiva dos direitos fundamentais do trabalhador em usufruir de uma boa e saudável vida, na medida em que não se pode dissociar os direitos humanos e a qualidade, verifica-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições de trabalho.
Fato este notado na primazia dos meios de produção em detrimento da própria saúde e que infelizmente vem sendo experimentado ao longo da historia da sociedade moderna, nos levando a crer não ser possível conciliar economia e saúde no trabalho.
Os problemas relacionados com a saúde intensificaram-se a partir da
Revolução Industrial e as doenças do trabalho aumentaram em proporção à evolução e a potencialização dos meios de produção, com as deploráveis condições de trabalho e vida das grandes cidades.
NORMAS REGULAMENTARES
INTRODUÇÃO
Sabendo que as empresas buscam