Normas para relatório de estágio
CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO e TRABALHOS EM GERAL
PAULO RICARDO PEREIRA DA SILVA
Erechim-RS
2009
Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relatório é um documento onde é exposto, em detalhes, o desenvolvimento de um ato ou de uma incumbência, o andamento de uma investigação, a evolução de um empreendimento comercial, turístico, industrial ou financeiro.
O relatório é um instrumento através do qual se expõem resultados de atividades diversas, bem como se apresentam sugestões e recomendações para a melhoria das atividades descritas. Um bom relatório deve apresentar, além da descrição de fatos, a análise interpretativa dos mesmos, devendo ser também objetivo e tecnicamente bem apresentado.
No atual contexto, o relatório torna-se importante para administradores e demais gestores no âmbito organizacional, uma vez que os mesmos não podem presenciar e acompanhar pessoalmente todas as situações e todos os problemas que necessitam maior atenção.
Nesse sentido, o relatório de estágio visa a descrever o local onde foi realizado o estágio, respeitando o período determinado para sua realização, relatando as atividades desenvolvidas pelos estagiários, assim como apresentar observações, análises e sugestões referentes à temática abordada em cada plano de estágio.
Contudo, é necessário que o relatório seja bem elaborado. Para alcançar êxito, o autor deve respeitar os seguintes requisitos: objetividade, informação, precisão e boa apresentação. Isso é possível por meio da utilização de uma linguagem adequada, respeitando o uso da narração e muitas vezes da descrição e da dissertação. No que se refere ao aprofundamento do tema o relatório pode e deve variar de acordo com a importância das atividades desenvolvidas.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO
A CAPA DEVERÁ CONTER:
•