Normas gerais de Biossegurança
RESPONSABILIDADES GERÊNCIA: Apoiar os programas de segurança; Fornecer recursos adequados; Proporcionar um ambiente de trabalho seguro.
RESPONSABILIDADES SUPERVISORES/CHEFIAS: Apoiar os programas de segurança; Apresentar comportamento correto quanto à segurança; Fornecer capacitação adequada; Supervisão, fiscalização e cobrança.
RESPONSABILIDADES FUNCIONÁRIOS: Seguir os padrões, regras, regulamentos e normas de saúde e segurança ocupacional; Usar os EPIs e EPCs quando necessário; Relatar todos os acidentes/incidentes e doenças relacionados aos seus supervisores.
RESPONSABILIDADES TODOS DEVEM SABER: Procedimentos em caso de emergência; Localização dos equipamentos de emergência; Como usar os equipamentos de emergência; Nomes e telefones das pessoas responsáveis.
PGRSS RDC Nº 306 -7/12/2004 Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde -PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados.
CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Seu objetivo é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam serviço para a empresa).
Cabe à CIPA investigar os acidentes e promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).
Aos trabalhadores da empresa compete indicar à CIPA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva