Normas de Segurança do Laboratório de Quimica
A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se imprescindível, durante os trabalhos realizados, que os alunos conheçam e sigam uma série de normas de segurança.
Ao se iniciar o trabalho em um laboratório é necessário conhecer as saídas de emergência, como se portar em situações de risco, onde se localizam os extintores para cada tipo de fogo, o chuveiro e o lava olhos, que é usado para a remoção de uma quantidade muito alta de ácidos que entraram em contato com a pele e olhos.
É obrigatório o uso de jaleco, sapato fechado, calça, cabelos presos, luvas em caso de isolamento térmico, óculos de proteção em experimentos de alta periculosidade e não se deve usar acessórios como anéis, pulseiras, brincos, entre outros.
Não é permitido fumar, comer ou beber dentro das instalações. Não deixar frascos abertos ou próximo às chamas, não deixa-los próximos às bordas das bancadas, nem circular com os mesmos pelo laboratório; as experiências que liberam gases ou vapores tóxicos devem ser realizados na câmara de exaustão (capela). Quando utilizado acido ou hidróxido concentrado, os mesmos devem ser adicionados sobre a água e não o inverso. Ao utilizar reagentes fora do seu conhecimento, deve-se consultar a bibliografia ou o professor presente. Quando retirar reagentes do frasco original, não deve retorna-lo ao mesmo, sendo ele utilizado ou não.
Ao manusear tubo de ensaio aquecido, nunca se deve voltar à extremidade aberta do tubo para si ou alguém próximo. Não jogar materiais sólidos dentro da pia ou ralos. Ao utilizar rolhas ou vidrarias se deve umedece-a e enrolar a peça de vidro em uma toalha para proteger as mãos. Ao testar produtos químicos pelo odor, não o aproxime do nariz e sim agite-o para que os vapores se desprendam dos frascos á sua direção.
Nunca pipete líquido com a boca, utilize a pera de sucção. Em soluções diferentes não se