Normas básica da ABNT
Em toda comunicação técnica e científica, é necessária uma apresentação sistematizada para se transmitir adequadamente seu conteúdo. A originalidade de um trabalho não está na sua forma, mas no seu conteúdo, que deve ser apresentado por meio de uma linguagem clara e objetiva, sendo o texto compreensível a qualquer pessoa com razoável cultura geral.
De acordo com a NBR 14724/2005 — apresentação de originais —, um trabalho acadêmico deve obedecer à seguinte estrutura: capa; folha de rosto; folha de aprovação; dedicatória, agradecimentos e/ou epígrafe; lista de tabelas, de ilustrações, de abreviaturas, de siglas e/ou de símbolos; sumário; resumo; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão); referências; anexo(s) ou apêndice(s); glossário.
São considerados essenciais à publicação: capa, folha de rosto, sumário, resumo, texto
(introdução, desenvolvimento e conclusão) e referências.
A seguir, a explicação de cada elemento:
1] Capa: serve para proteger e dar melhor apresentação ao trabalho e deve conter o nome da instituição, do autor, o título do trabalho e o local e ano de defesa ou de apresentação.
2] Folha de rosto: contém os elementos essenciais à identificação do trabalho na ordem — nome do autor (centralizado e situado na margem superior do papel), título (em destaque e centralizado na página), nota explicativa (quando necessária, informa sobre o caráter acadêmico do documento, a unidade de ensino e a instituição onde foi apresentado. Essa nota é transcrita com espaçamento simples e alinhada a partir do centro da página) e local (nome da cidade) e data (ano de defesa ou da apresentação), ambos indicados ao pé da página.
3] Folha de aprovação: deve vir em folha distinta, contendo identificação de autoria e título da dissertação ou da tese, nome completo dos membros da banca examinadora, local para assinatura dos membros e data de aprovação. Outras informações podem ser incluídas a critério da coordenação do curso.
4] Dedicatória,