Normas abnt
NORMAS ABNT
Anhaguera Educacional
Curso: Engenharia Civil
Aluna: Juliana Ribeiro da Costa
RA: 1102462680
Disciplina: Desenho da Construção civil
Norma 10126 – Cotagem em desenho técnico
Cotagem - é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos e notas e o valor numérico numa unidade de medida.
Toda cotagem necessária para descrever uma peça, ou componente, deve ser representada diretamente no desenho. A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o desenho.
* Método de execução
Existem três elementos da cotagem: a linha auxiliar, linha de cota e limite da linha de cota. As linhas auxiliares são desenhadas como linhas estreitas e contínuas . A indicação dos limites da linha de cota é feita por meio de setas ou traços oblíquos.
As cotas devem ser apresentadas em desenho em caracteres com tamanho suficiente para garantir completa legibilidade. Elas também devem estar localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer linha. Existem dois métodos de cotagem, mas somente um deles deve ser utilizado no mesmo desenho:
a) Método 1:
As cotas devem ser localizadas acima e paralelamente.
b) Método 2:
As cotas devem ser lidas na base da folha de papel.
* Disposição e apresentação das cotas
A disposição da cota no desenho deve indicar claramente a finalidade e o uso.
A cotagem em cadeia deve ser somente utilizada quando o possível acúmulo não comprometer a necessidade funcional das partes
A cotagem por elemento de referência é usado onde o números de cotas da mesma direção se relacionar a um elemento de referência. A origem é localizada num elemento de referência e as cotas são localizadas na extremidade da linha auxiliar.
Cotagem por coordenadas Cotagem combinada
* Indicações especiais
As cotas de arcos, cordas, e ângulos, devem ser conforme a figura abaixo:
Norma 13532 –