Normas abnt
CONSUMISMO
Rio das Ostras
2012
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS
CONSUMISMO
POR:
Ana Carla Bogado Silva
Clarice Rocha
Fernanda Palomino
Lucas
Patricia Rezende Rocha
Quesia Brites
Rio das Ostras
2012
1. INTRODUÇÃO
Consumismo é ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade ou consciência. O consumismo inicia sua evolução mais exponencial a partir da explosão da revolução industrial no final do século XIX.
Com o inicio da evolução industrial, produtos que eram caros de difícil fabricação, ou qualquer coisa que demonstrava um grande potencial para uma grande demanda, foram alvo para dar inicio a uma produção em massa. Com uma explosão de oferta de diferentes produtos, com custos muito inferiores aos ultrapassados meios de produção artesanal, levou a comunidade a iniciar um aumento significativo ao seu poder de consumo e a vontade de consumir. Em face disto, a população começou a não só adquirir produtos que são de suma importância para sobrevivência, grandes indústrias começaram a enxergar que o consumidor adquiria produtos que ofereçam um pouco mais de conforto ou conveniência.
A propaganda e marketing se mostrando uma excelente ferramenta para instigar e aumentar o desejo do consumidor de adquirir produtos e se mostrou como uma nova forma de indústria.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Consumismo na tendência do século
Para o estudioso Thorstein Veblen, o consumismo quando desnecessário é a forma de mostrar a posição na sociedade a qual vive. Só que nem sempre é assim, o mundo hoje compra muito mais do que tem condições de pagar e podemos observar isso no filme “Os delírios de consumos de Becky Bloom”, onde a compulsão de consumir leva uma jovem formada em jornalismo a falência por comprar indiscriminadamente. Observa-se também que a tendência do século gira em torno do comércio e da teoria de seduzir o cliente para fazendo com que