Normas ABNT
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, em 1856, de família judaica. É filho do terceiro casamento de seu pai, que trabalhava no ramo de tecelagem. Aos 4 anos de idade, como os negócios do pai não iam bem, a família se transfere para Viena. Nessa cidade recebeu toda sua educação, ficando conhecido como o “Mestre de Viena”. O universo feminino em que viveu, com cinco irmãs, pode ter influenciado sua riquíssima e extensa obra, que tem a marca de sua neurose.
Destacou-se como aluno da escola secundária; estudioso, curioso, atento às preocupações humanas. Interessado em ciências naturais, prosseguiu estudos no campo da medicina. Em seus primeiros anos como pesquisador estuda as enguias (peixes), depois o sistema nervoso das lampreias.
Ingressou em Hospital Geral, e entre os vários departamentos, o de Psiquiatria, sob a orientação de Meynert, que ele conhecia desde os tempos da escola, o impressionou bastante. No entanto, naquela oportunidade, dedicou-se à fisiologia, à anatomia cerebral e, depois às doenças nervosas.
Em1878, conheceu o Dr Joseph Breuer, catorze anos mais velho, que se tornou seu amigo e incentivador, inspirando suas primeiras pesquisas no campo da Psicanálise. O Dr. Breuer pode ser aproximado à figura paterna, e, inclusive, o ajuda financeiramente em algumas situações. Foi uma grande e intensa amizade em sua vida, no entanto, seguem-se polêmicas e rompimento. Freud estava convencido de que deixaria sua marca na História; tinha autoconfiança em relação à sua carreira e ao peso de seu legado; era o único filho que tinha um quarto exclusivo para estudar. O ambiente familiar o auxiliou bastante a ter força para seguir avante em sua carreira quando suas idéias eram consideradas, no mínimo, polêmicas.
Em 1880, o Dr Breuer iniciou o tratamento com Berta Pappenteim, mais conhecida como Anna O, uma das pacientes mais famosas da Psicanálise, e utilizou algumas estratégias terapêuticas inovadoras, como a hipnose, (técnica