Normalização
1.1 - Conceito Consiste no estabelecimento de regras e processos destinados a simplificar e unificar os gêneros, espécies, qualidades e medidas; os instrumentos, peças e máquinas; as denominações, as condições de entrega e as especificações. Esta atividade estabelece, em relação a problemas exixstentes ou potenciais, prescrições destinadas a utilização comum e repetitiva, com o objetivo de alcançar o grau ótimo de um contexto.
1.2 - Objetivos Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos, meios mais eficientes na troca de informações entre o fabricante e o cliente, proporcionar a sociedade meios eficazes para garantir a qualidade dos produtos, evitar a existência de regulamentos diferentes sobre produtos e serviços em diferentes países.
1.3 Os benefícios da normalização podem ser:
Qualitativos, que permitem: * utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra); * uniformizar a produção; * facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico; * registrar o conhecimento tecnológico; e * facilitar a contratação ou venda de tecnologia. Quantitativos, que permitem: * reduzir o consumo de materiais; * reduzir o desperdício; * padronizar componentes * padronizar equipamentos; * reduzir a variedade de produtos; * aumentar a produtividade; * melhorar a qualidade; e * controlar processos.
2- Padronização
2.1- Conceito A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem prejudicar sua flexibilidade. Destina-se a definir os produtos (com base nas necessidades dos clientes), os métodos para produzir estes produtos, as maneiras de atestar a conformidade de tais produtos e que os mesmos atendem às necessidades dos clientes, de maneira mais simples, ao menor custo e com menor variação possível.