Nomes
Todas as organizações possuem algumas pessoas, atos e atividades exercem influências diferentes sobre o desempenho.
Que fatores ou atos exercem influências positivas diferentes na ruptura com o status da Empresa? Na obtenção do máximo de resultados com o mínimo de recursos? Na motivação dos líderes de maior influência para promover a mudança com mais agressividade? E na queda das barreiras políticas que geralmente interrompem o avanço até das melhores estratégias?
Quantos gestores não enfrentam obstáculos, tais como:
- Pessoas estagnadas em determinada cultura;
- Recursos limitados;
- Funcionários desmotivados;
- Oposição com interesses políticos.
O artigo a ser sintetizado abaixo é um exemplo útil de como abordar estas questões de forma construtiva.
Tipping Point Leadership
Como comissário de polícia de Nova York, William Bratton conseguiu o que muitos achavam impossível. Em dois anos após a sua nomeação em 1994, Bratton transformou Nova York em uma das mais seguras grandes cidades do país. Crimes dolosos caíram 39%, os assassinatos caíram 50%, e roubo caiu 35%. Tudo isso foi feito sem qualquer aumento no seu orçamento.
Bratton teve resultados tão expressivos que foi solicitado Kim e Mauborgne para estudar seus métodos, visto serem autores que acreditavam que estes métodos podiam ser aprendidos.
Eles acreditam que Bratton conseguiu o que eles chamaram de "Liderança Tipping Point”, que depende da percepção de que: Em qualquer organização, uma vez que as crenças e as energias de uma massa crítica de pessoas estão envolvidas, a conversão a uma nova idéia irá se espalhar como uma epidemia, trazendo mudanças fundamentais muito rapidamente.
Conclusão
Cada organização pode fornecer numerosos exemplos de problemas semelhantes aos acima referidos que estão afetando o desempenho das suas pessoas e seus negócios, e atuar com planos de ações pontuais encima das necessidades de ajustes e reparo de conflitos.
A teoria convencional da mudança