nomenclatura
Hidrocarbonetos: São compostos formados por carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos constituem uma classe muito numerosa e importante, pois formam o “esqueleto” de todos os demais compostos orgânicos.
Nomenclatura: Prefixo + indicativo de ligação + O (terminação de hidrocarbonetos).
NOMENCLATURA
Alcanos apenas ligações simples
Os alcanos são considerados hidrocarbonetos de cadeia aberta.
Fórmula Geral:
A nomenclatura dos alcanos é denominada com o uso do prefixo correspondente ao número de átomos de carbono, seguindo do sufixo ano, que apresenta simples ligações entre os átomos de carbono:
O metano (CH4) é considerado o hidrocarboneto mais simples de todos. É encontrado no gás natural, nas minas de carvão onde acontece a mistura com o oxigênio do ar, formando o gás grisu. Formam-se também nos pântanos devido à fermentação anaeróbica da celulose.
Alcenos uma ligação dupla.
Alcenos (alquenos, olefinas) são todos os hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturada, podendo assim apresentar uma dupla-ligação entre átomos de carbono. Fórmula geral:
Pode-se usar a terminação ileno ou eno, como por exemplo: etileno, propileno, butileno.
Na nomenclatura dos alcenos, damos o prefixo correspondente ao número de átomos de carbono, seguido do sufixo eno, que apresenta presença de uma dupla-ligação entre os átomos de carbono.
O alceno por ter mais de 3 átomos de carbono na cadeia, deve ser indicado na posição da dupla-ligação, por números, devem-se numerar a cadeia da extremidade mais perto da dupla-ligação, separando sempre o número de palavras por meio de hífen.
Alcinos: uma ligação tripla
Alcinos (alquinos) são todos os hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturada, composto por uma tripla-ligação entre 2 átomos de carbono.
Fórmula geral:
Os alcinos permanecem com a mesma regra de nomenclatura dos alcenos. O prefixo correspondente ao número de átomos de carbono, seguindo de sufixo