nome de alunos
Este projeto abordará o assunto brincadeiras e jogos infantis na escola. Fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade e preparar-se pra as funções que assumirá na idade adulta.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas formas de entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:
O jogo é, portanto sob as duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo uma assimilação da real à atividade própria fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (Piaget 1976, p.160)
Ocorreu-nos uma pergunta: Se as brincadeiras e os jogos infantis cooperam para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, por que alguns educadores resistem em adotá-las em seus planejamentos educativos, utilizando-as apenas como recreação.
Em síntese, jamais pense em usar os jogos pedagógicos sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, e jamais avalie sua qualidade de professor pela quantidade de jogos que emprega, e sim pela qualidade dos jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar.
O recreio é um momento no qual deve ser respeitada a autonomia do aluno e onde se constroem relações e vínculos afetivos, dando assim oportunidade para o desenvolvimento da espontaneidade das crianças. Com a ideia de que no recreio também se aprende, o principal objetivo deste projeto é proporcionar um ambiente saudável para a