NOISPORNOIS

664 palavras 3 páginas
A origem dos seres vivos

Em textos literários antigos, encontramos criações sobre a origem de sapos a partir da lama. Essa noção, de que os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada, perdurou desde a Antiguidade ate o século 19 e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou abiogênese (do grego: a = prefixo de negação; bio= vida; gênesis = origem).

Uma longa discussão entre pesquisadores ocorreu nesse período ate que a teria de gêneses foi aceita. Segunda essa teoria um ser vivo só surge de outro ser vivo preexistente.

Biogênese versus abiogênese os experimentos de Redi

Em 1668, Francesco Redi (1626-1697) investigou a suposta origem de vermes na carne em decomposição. Na época, o surgimento desses vermes era interpretado como fruto de geração espontânea. No entanto Redi notava que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos então Redi concluiu que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas.

Os experimentos de Pasteur

Por volta de 1860, Pasteur reforçou a hipótese da biogêneses que passou a ser a mais aceita.

Hipóteses sobre a origem da vida

A aceitação da hipóteses da biogêneses gerou novo questionamento: se todos os seres vivos surgem de outro preexistente, como surgiu o primeiro?
Pelo menos três possibilidades têm sido levantadas para responder a essa pergunta.
a) Origem por criação divina (criacionismo)
b) Origem extraterestre (panspermia)
c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane

O experimento de Miller
A possibilidade de ter ocorrido evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo químico norte-americano Stanley L. Miller, em 1953. Na época, Miller trabalhava com Harold C. Urey, na Universidade de Chicago, razão pela qual muitos preferem dizer experimento de Miller-Urey.

A evolução pela do metabolismo energético

Ate agora, analisamos o surgimento dos

Relacionados