No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está
1. Com o final da 2a Guerra Mundial, a geopolítica entra em uma zona de questionamentos, dado o momento histórico e os alinhamentos promovidos pela geopolítica clássica na política externa alemã. Como grande parte da literatura sobre geopolítica foi desenvolvida na Alemanha, bem como a aplicação bélica da teoria, o tema se tornou impopular no mundo acadêmico. Nesse contexto, podemos afirmar que:
a. A criação, em 1947, do Plano Marshall marcou o começo de uma verdadeira cooperação econômica intraeuropeia. Esse plano de cooperação contribuiu de forma significativa, porque os EUA perceberam que, sem a existência de cooperação, qualquer ajuda seria inútil.
b.
A partir do final da década de 1940, com o término da 2a Guerra Mundial, a Inglaterra saiu bastante fortalecida do conflito, tornando-se a grande fornecedora de bens manufaturados para o resto do mundo. Essa proposta de comercialização contribuiu para aniquilar a proposta da geopolítica.
c. Tanto os EUA (capitalista) quanto a URSS (socialista) tinham ideias similares para a reconstrução do equilíbrio mundial, eliminando substancialmente a rivalidade entre esses dois países pela busca da soberania mundial.
d.
Até o fim do socialismo soviético no final dos anos 1980, a proposta de estudo da geopolítica continuou esquecida, isso porque não houve problemas de acirramentos e/ou conflitos que pudessem suscitá-las.
e.
Com o final da Guerra Fria e com o desaparecimento da URSS, os temas sobre geopolítica foram definitivamente esquecidos. Nada mais foi produzido e os poucos estudos gerados centram-se na questão do poder do cidadão e do meio ambiente.
1 pontos
Pergunta 2
1. “O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. [...] Só que agora essa expansão – e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra. [...] A farda agora é o terno e a