No oes de atividades atuariais
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME
Lohayne Roscito
RA
8412973486
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Oswaldo Gomes da Silva Junior.
Anhanguera Educacional
2015
Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho
a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;
A história dos seguros no Brasil surgiu em 1808. A primeira sociedade de seguro foi a “Companhia de Seguros Boa-Fé”, que foi fundada em fevereiro desse mesmo ano. O seu objetivo era atuar no segmento marítimo.
Com a Lei 556 de 1850 (Código Comercial Brasileiro), houve o aparecimento de diversas seguradoras de veículos, não só no segmento marítimo, mas como os seguros de vida e os seguros terrestres, que era proibido por questões religiosas.
Por cerca do ano de 1862, surgem as primeiras filiais no exterior. Visando proteger a economia do Brasil, foi criada a Lei 294 no ano de 1895, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem os seus recursos aplicados no Brasil.
Em 1901, o decreto 4.270, normatiza o funcionamento das companhias de seguro já existentes ou que viessem a se organizar em território nacional, foi chamada de Regulamento Murtinho.
Esse regulamento criou a Superintendência Geral de Seguros, que era diretamente subordinada ao Ministério da Fazenda, antes a fiscalização era feita por vários órgãos, ao passar do tempo, essa Superintendência ficou responsável pelas questões de fiscalização dos seguros.
No ano de 1916, foi criada a Lei 3.071, que promulgou o Código Civil Brasileiro, com um capitulo voltado totalmente para o contrato de seguros. Os preceitos formulados pelo