No canteiro de obras
ENGENHARIA CIVIL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
KLEITON ROCHA
NO CANTEIRO DE OBRAS
FEIRA DE SANTANA 2012 KLEITON ROCHA
NO CANTEIRO DE OBRAS
Atividade apresentada à disciplina Metodologia do
Trabalho Científico do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob orientação da Profª. Luciane Bispo Sena
FEIRA DE SANTANA 2012 Numa situação de altos índices de desemprego, o trabalhador sente se obrigado a aprimorar a sua formação para obter um posto de trabalho. As empresas buscam os mais qualificados em cada categoria e excluem os que não se encaixam no perfil pretendido.
As principais dificuldades que as empresas possuem para completar o seu quadro de colaboradores são: a escassez de profissionais qualificados, falta de trabalhadores com experiência na função, deficiências na formação básica dos candidatos. Por conta disso, grande parte das empresas acaba por baixar o nível de exigência para conseguir contratar funcionários que atendam a sua necessidade.
A construção civil já é pioneira em ser um dos setores da economia com maior número de vagas para trabalhadores com baixo índice de escolaridade. Soma-se a isso o fato de ser o ramo onde proporcionalmente está acontecendo a maior abertura de vagas nas regiões metropolitanas.
É de muita importância que o trabalhador saiba ler e, principalmente, entender sinalizações de segurança, instruções técnicas e outros conteúdos da rotina trabalhista da sua função a fim de desenvolver atividades seguras, de forma coerente e lucrativa para ambas as partes envolvidas no processo.
A fim de trabalhar contra a situação, as empresas vêm empenhando se em atividades e programas de ensino a trabalhadores associados a sindicatos e governos. A empresa fornece o material e o lanche diário e todo o suporte necessário para o