nnnnnnnnnn
O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes principais: o SNC e o SNP.
O SNC é composto por: encéfalo e medula
O SNP pode ser dividido em SNSomático e SNAutônomo.
O Sistema Nervoso Autônomo é dividido em duas partes principais: Simpático e Parassimpático. As duas divisões apresentam características comuns:
A inervação dos efetores é composta por dois neurônios conectados em série: um neurônio pré-ganglionar, cujos corpos de neurônios estão situados no cérebro ou na medula espinhal.
Os axônios destes corpos saem do SNC e se projetam aos gânglios, que são grupamentos de corpos celulares neuronais – fora do SNC – chamados de pós-ganglionares.
Logo: Os pré- ganglionares, que se localizam na medula e no tronco encefálico controlam os neurônios pós-ganglionares, e estes enviam axônios não-mielinizados aos órgãos efetores.
E em relação às conexões, um único neurônio pré-ganglionar forma sinapse com vários neurônios pós-ganglionares, apresentando tanto divergência quanto convergência.
1. Sistema nervoso simpático:
Os corpos celulares pré-ganglionares estão localizados na coluna celular intermédio-lateral, nos segmentos T1 a L2 ou L3 da medula espinhal, também chamado de divisão tóraco-lombar do sistema nervoso autônomo.
Os axônios dos neurônios pré-ganglionares são relativamente curtos e terminam na cadeia ganglionar simpática (ou paravertebral), a qual está localizada bilateralmente ao longo da coluna vertebral.
Os axônio dos neurônios pós-ganglionares são relativamente longos e inervam órgãos efetores.
Uma conseqüência da divisão tóraco-lombar é que a inervação da cabeça e da face vem dessa região e faz sinapse com neurônios simpáticos pós-ganglionares dos gânglios cervicais superiores (Síndrome de Horner).
2. Sistema Nervoso Parassimpático
Também é conhecido como divisão craniossacral, pois os neurônios emergem do cérebro e dos segmentos sacrais da medula. Assim, os axônios precisam ser longos para