Nnnn
MISTURAS
Misturas Homogéneas
-Cristalização: A Cristalização é uma técnica que permite separar um sólido de um líquido a partir da qual se conseguem cristais de um dos componentes da mistura. A Cristalização é um processo muito antigo, conhecemo-lo desde a antiguidade devido aos cristais de cloreto de sódio, a partir da água do mar – o sal.
-Cromatografia: A Cromatografia é um método rápido que permite separar e identificar misturas de substâncias. Foi descoberta em 1909, e permite separar substâncias com cores.
-Destilação: A Destilação baseia-se nos diferentes pontos de ebulição, permite separar um sólido dissolvido num líquido. Aquece-se a mistura até à temperatura de ebulição de um dos componentes, e este passa ao estado gasoso.
Simples: permite separar líquidos com pontos de ebulição muito diferentes, podendo separar-se os componentes aumentando a temperatura.
Fraccionada: permite separar líquidos com pontos de ebulição muito próximos. É utilizada, por exemplo, para obter aguardente através do vinho.
Misturas Heterogéneas
-Filtração: A Filtração permite separar um sólido de um líquido, ou um sólido de um gás. É numa filtração que é utilizado o filtro, que deixa passar os líquidos e retém os sólidos, separando-os.
-Decantação: A Decantação permite separar dois líquidos que não se misturam, portanto imiscíveis, como a água e o azeite, ou um líquido de um sólido depositado. Tem a desvantagem de ser um processo primitivo, básico, sendo mais difícil garantir que algumas partículas sólidas não sejam arrastadas com o líquido.
-Centrifugação: Este método, visto que normalmente antecipa uma decantação, serve para acelerar o processo desta última. É feito através de uma centrífuga, que gira a uma alta velocidade.
-Peneiração: A Peneiração é feita através de uma peneira, que separa dois sólidos de tamanhos diferentes.
Bibliografia/Webgrafia
Grande Enciclopédia Universal: Volumes 5, 6, 7, 15,