Gestão da cadeia de suprementos
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos.; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; Implementação
1. Introdução
A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência (Ballou et. al., 2000; Chistopher, 2001).
O aprimoramento da cadeia de suprimentos vem sendo considerado fundamental para o desenvolvimento organizacional. Vários estudos comprovam o seu enorme potencial para agregação de valores ao processo empresarial. Não somente as áreas ligadas à linha de produção, como tradicionalmente se imaginava, mas também referente à parte de suporte da organização.
Nesta mesma linha Harrington (1993) relata que as operações permeadas pelo tema “logística” (suprimentos, apoio à produção e distribuição física) de tão importante para os processos organizacionais chegam a ser definidas como ‘até mais importantes que as operações produtivas’ devido à sua propriedade de criar valor para os clientes.
Para Christopher (1999), a visão do gerenciamento da cadeia de suprimentos também está contida nos conceitos de logística, apenas considerando algumas partes a mais do