njnhdejhnf

418 palavras 2 páginas
Comandos de Decisão

O comando Switch

O comando switch permite selecionar uma entre várias ações alternativas. Embora construções if-else possam executar testes para escolha de umna entre várias alternativas, muitas vezes são deselegantes. O comando switch tem um formato limpo e claro.

Sintaxe:

O comando switch consiste na palavra-chave switch seguida do nome de uma variável ou de um valor numérico constante entre parênteses. O corpo do comando é composto de vários casos que devem ser rotulados com uma constante e, opcionalmente, um caso default.

A expressão entre parênteses após a palavra-chave switch determina para qual caso será desviado o controle do programa.

O corpo de cada caso é composto por qualquer número de instruções. Geralmente, a última instrução é break, o que causa a saida imediata de todo o corpo do switch.

Na falta do comando break, todas as instruções, a partir do caso escolhido até o término do comando, serão executadas, mesmo sendo pertencentes aos casos seguintes.

O comando break tem somente dois usos em C: em laços ou no comando switch.

switch (variável ou constante)
{
case constante1: instrução; instrução; break; case constante2: instrução; instrução; break: case constante3: instrução; instrução; break: default: instrução; instrução;
}

Você não poderá usar uma variável ou uma expressão lógica como rótulo de um caso dentro de um switch. O corpo de cada caso poderá ser vazio (nenhuma instrução) ou conter uma ou mais instruções, que não necessitam estar entre chaves.

O corpo de um switch deve estar entre chaves.

Se o rótulo de um caso for igual ao valor da expressão do switch, a execução começará nele. Se nenhum caso for satisfeito e existir um caso default, a execução começará nele. Um caso default é opcional. Não pode haver casos com rótulos iguais.

Exemplo:

#include
#include

main()
{

char sexo;

printf("Digite M para Masculino ou F para Feminino :

Relacionados