njkl
O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os
O concreto é constituído principalmente por silicatos e aluminatos de cálcio e óxido de ferro, que se decompõem ao entrar em contato com ácidos.
Uma segunda causa para a deterioração do concreto é a corrosão eletroquímica que ocorre nas armaduras de aço-carbono em seu interior. Corrosão química em concreto armado e consequente exposição da estrutura de vergalhões de aço, a qual é passível de corrosão eletroquímica.
Corrosão Eletroquímica
É a conversão de energia química em energia elétrica, pela liberação de elétrons.
A corrosão por eletroquímica acontece em uma solução aquosa com metal e temperatura ambiente.
O metal reage com não metais presentes no meio que estejam em contato com ele, e então sempre acontece o inverso da metalurgia. O metal volta para a forma, quase igual ao que é encontrado na natureza, e libera muita energia, que foi consumida quando estava passando de minério a metal.
A
Simplificando: Oxidação Numero de Oxidação ...-5 -4 -3 -2 -1_0 + 1 +2 +3 +4 +5... Redução Os conceitos de oxidação e redução podem ser melhor compreendidos observando a reação de combustão do Magnésio representada pela equação química:
2Mg + O2 → 2MgO
Onde:
Mg → Mg2+ + 2e
O2 + 2e → O2-
- Magnésio passou de zero para +2 sofrendo oxidação
- Oxigênio passou de zero para -2 sofrendo redução
Portanto Mg que se oxidou é chamado de agente redutor e o O que se reduziu é chamado de agente oxidante.
Nesse exemplo verifica-se que a reação da equação 2Mg + O2 → 2MgO pode ser explicada pelos três conceitos, pois o magnésio se oxidou porque:
-ganhou oxigênio
-perdeu elétrons
-aumentou seu numero de oxidação Os metais, no estado elementar, têm mais