Nióbio
TEMA: NIÓBIO
O que é?
O nióbio é um metal duro e resistente ao calor encontrado em estado sólido nas condições normais que foi descoberto em 1801 por Charles Hatchett nos Estados Unidos e por Heinrich Rose na Inglaterra. Ele é um elemento químico muito semelhante ao tântalo e, inclusive, geralmente os minérios que contém tântalo, também contém nióbio.
Elemento químico Nióbio Sua coloração é branca prateada ou cinza azulado por reações com gases presentes no ar. Em contato com o ar, formam-se camadas finas de óxidos, dependo da espessura, verdes, azuis ou amarelas.
Minério de nióbio com camada azul Ele é reativo e forma complexos, haletos, óxidos e hidretos, mas deve ser aquecido devido a sua resistência à oxidantes e redutores. Oxida-se rapidamente a 200ºC e é obtido industrialmente por redução do óxido de nióbio, com carbono e hidrogênio. Alguns dos compostos de nióbio são muito tóxicos, é preciso ter cuidado ao manipulá-lo.
Utilidade
O nióbio é utilizado em ligas metálicas rígidas, duras e de estabilidade térmica com ferro, aço e zircônio feitas para fabricação de estruturas, soldas, gasoduto, superligas para motores a jato, cápsulas espaciais, mísseis, foguetes, reatores nucleares, semicondutores, aço inoxidável, ligas supercondutoras, cerâmicas eletrônicas, lentes para câmeras, componentes para indústria naval e fabricação de trens-bala, armamentos pesados, indústria aeroespacial, instrumentos cirúrgicos, equipamentos ópticos de precisão, aparelhos domésticos e celulares.
Chapas grossas de aço micro ligado ao nióbio
Maiores reservas mundiais
Este metal existe em vários países do mundo, porém 98% das reservas mundiais são brasileiras, possuindo 4,1 milhões de toneladas, na qual 75,08% está concentrado no estado de Minas Gerais, mais especificadamente nas cidades de Araxá e de Tapira, 21,34% no estado do Amazonas, na cidade de São Gabriel da Cachoeira e de Presidente Figueiredo e 3,58% no estado de