Nivel sonoro
Apesar de o ouvido humano captar sons com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.000 Hz, só os capta se a intensidade sonora destes sons for suficientemente forte. Por exemplo:
Não conseguimos ouvir uma folha a cair - a intensidade sonora é muito fraca.
O som de um concerto é agradável - intensidade sonora moderada.
Um avião a jacto faz muito barulho ao descolar - intensidade sonora elevada. Para descobrir se o som produzido por uma fonte sonora é forte ou fraco, determina-se o Nível Sonoro produzido. O nível sonoro relaciona a intensidade sonora de um som com a intensidade sonora do som mais fraco que conseguimos ouvir. Para determinar o nível Sonoro utiliza-se um Sonómetro.
As unidades utilizadas para quantificar o Nível Sonoro são o Bel (B), embora seja mais comum utilizar-se o deciBel (dB), que corresponde a um décimo do Bel. Se medirmos o Nível Sonoro produzido por uma folha a caír, obteremos cerca de 15dB. Num concerto é possível obter valres na ordem dos 90 dB e durante a descolagem de um avião, os valores obtidos rondarão os 120 dB, como se pode observar na escala apresentada abaixo.
É de notar que o Nível Sonoro pode influenciar o estado de espírito,no caso de ser demasiado elevado,provocar mesmo lesões auditivas permantes.Por essa razão devemos ser cautelosos,no que respeita a exposição a sons com níveis sonoros muito elevados,durante intervalos de tempo alargados.
Efeito do som no Celebro
O ouvido é orgão que recebe as ondas sonoras.
O som é produzido pela propagação de vibrações mecânicas em meio elástico (ar) capaz de excitar o aparelho auditivo.
É o resultado de movimentos de flutuação de partículas de ar causando pequenas variações de pressão do ar em torno da pressão atmosférica de equilíbrio.
Essas variações são capazes de fazer vibrar nossos ouvidos, estimulando impulsos nervosos para o cérebro.
Essas variações também podem fazer vibrar um diafragma sensível de aço de um microfone convencional no