niveis de biossegurança
Docente: Dra. Daniele Piepel
CURSO: Nutrição
Níveis de Biossegurança
Os níveis de Biossegurança têm surgido com a finalidade de prevenir a transmissão de agentes infecciosos dentro de laboratórios, por isso devem ser cumpridas por todos os usuários de laboratórios que manuseiam patógenos ou materiais potencialmente contaminantes e, eventualmente, avaliados por um comitê de biossegurança independente.
Existe quatro classes de risco que deve ser atendido alguns requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de Biossegurança. Estes níveis citados à cima são designados em ordem crescente, pelo grau de proteção proporcionado as pessoas que estão no laboratório ao meio ambiente e à comunidade. Abaixo será explicado cada nível em sua especificidade. O nível de Biossegurança 1, é o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 1. Não é requerida nenhuma característica de desenho, além de um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais.
É adequado ao trabalho que envolva agente com o menor grau de risco para quem esteja no laboratório e para o meio ambiente. O trabalho é conduzido, em geral, em bancadas, equipamentos de contenção específicos não são exigidos. O os estudantes de laboratório deverá ter treinamento específico nos procedimentos realizados no laboratório e deverão ser supervisionados por cientista com treinamento em Microbiologia ou ciência correlata. O organismo receptor ou parental classificado como classe de risco 1 deve ser manipulado nas condições especificadas para o Nível de Biossegurança 1.
Todo resíduo líquido ou sólido contaminado deve ser descontaminado antes de ser descartado, assim como todo material. Deve-se utilizar dispositivo mecânico para pipetagem, pois é