Nitrogênio e fósforo
NITROGÊNIO
E FOSFORO
INTRODUÇÃO
O nitrogênio é um elemento fundamental para a vida na terra. De fato, no chamado ciclo do nitrogênio na natureza, constata-se o trajeto desse elemento: no ar, nos vegetais, nos animais e nas bactérias presentes no solo.
Compostos nitrogenados mais complexos desempenham funções biológicas muito importantes, pois aparecem em aminoácidos, proteínas, hormônios, enzimas etc.
Na indústria. O nitrogênio é utilizado para fabricar diversos produtos sintéticos, como medicamentos, explosivos, plásticos etc.
Nitrogênio, nome dado por Jean-Antoine-Claude Chaptal em 1790, quando se percebeu que O nitrogênio era um constituinte do ácido nítrico e dos nitratos (do grego, gênio, formador de, nitron, de nitratos). Lavoisier preferia chamá-lo de azoto (do grego azoti, não vida), uma vezque ele não entretinha a vida. Por volta do século VIII, o chinês Mao-Khoa já dizia que a atmosfera era composta por duas substâncias: Yan, ou ar completo [nitrogênio], e Yn, ou ar incompleto
[oxigênio]. O ar ordinário poderia tornar-se mais perfeito usando metais ,enxofre ou carvão para roubar parte do seu Yn; ao se queimarem no ar, combinam-se com Yn.
Número Atômico Z = 4
Massa Molar M = 14,0067 g/mol
Isótopos Estáveis:
14N (M = 14,00307 g/mol , 99,634%)
15N (M = 15,00011 g/mol, 0,366%)
Ponto de Fusão Tf = -209,9 °C
Ponto de Ebulição Te = -195,8 °C (1 atm.).
Apesar do N2 ser muito abundante na atmosfera, ele é relativamente escasso na crosta terrestre: nesta, seu teor é da ordem de 19 ppm (isto é, 19 g em cada tonelada), teor, igual ao do gálio, 33º em ordem de abundância, e semelhante ao do nióbio (20 ppm) e do lítio (18 ppm). Grandes quantidades de nitrogênio são consumidas nos diversos processos de fixação do nitrogênio atmosférico, como por exemplo o realizado por microrganismos, tornando o nitrogênio disponível às plantas. Com frequência, o N2 é empregado nos processos químicos quando se deseja uma atmosfera inerte.