nirvana
A origem deste problema seria principalmente a defasagem do nosso ensino, professores de baixa qualidade escolas com pouca estrutura e assuntos que não atraíam este futuro colaborador. Desde o nosso primário nossas escolas não tem foco no seus métodos de ensino, deixam assuntos e fatores sem utilidade para o nosso dia a dia, partir daí os alunos não se seduzem com esta informação e após o entendimento esta informação e perdida. Vou dar um exemplo, de experiência própria, referente a esta defasagem do modo de ensino, todo o aluno tem desde o ensino fundamental, a interpretação de texto, e eu sempre tive dificuldade em interpretar textos e resenhas afins, nesta época eu não sabia a devida finalidade desta matéria e com isso eu tive dificuldade em determinadas situações no trabalho que eu exercia, e que ainda tenho esta dificuldade até hoje. Mas no mercado de trabalho esta “ferramenta” é primordial para os colaboradores, para situações de envio e recebimento de e-mail e para entendimento de manuais de maquinas industriais, Infelizmente esta necessidade da interpretação, só tive quando já estava no mercado de trabalho.
Acredito que se não dermos um foco ou caminho para este jovem, ele sempre vai chegar na indústria ou no mercado de trabalho em geral despreparado. Logicamente que temos que ter este método de ensino nas escolas, mas não como prioridade, e sim, uma ferramenta para que possamos chegar em algo maior.
Isto para que prenda a atenção deste jovem que não sabe o caminho que ele deve seguir, ai vem a necessidade dos professores qualificados para guiar este aluno para o mercado de trabalho.
Dentro deste conceito eu pergunto:
Este estudante tem facilidade em exatas? Ou ele tem facilidade em humanas? O professor analisando cada aluno e dando esta clareza para os mesmos com certeza teremos profissionais muito mais preparados e sabendo exatamente o que eles querem fazer