Niquelagem
Curso Técnico Mecânico.
Sumario:
Introdução:
Métodos de Niquelagem:
Eletrólise:
Processo eletrolítico:
Processo Banho de Níquel:
Níquel:
Ligas de Níquel:
Aplicações:
Superligas:
Exemplos de Ligas:
Principais Reservas de Níquel:
Vantagem:
Conclusão:
Bibliografia:
Introdução.
Niquelagem é um processo que deposita uma fina camada de níquel sobre um metal de base. Alguns dos benefícios do revestimento de níquel incluem aumento da resistência à corrosão ou oxidação, resistência melhorada ao desgaste e ductilidade melhorada. O método de niquelagem é muitas vezes visto em acessórios para uso doméstico, tais como torneiras, dobradiças e em aparelhos eletrodomésticos, como torradeiras. Usa-se a niquelagem militar e aeroespacial para proteger peças da corrosão.
Métodos de Niquelagem.
Dois métodos diferentes podem ser usados para realizar a técnica de niquelagem: eletrolítico, também chamado de galvânico, e puramente química, também denominado revestimento eletrolítico, que envolve a passagem de uma pequena corrente elétrica entre os pólos positivo e negativo, depositando, assim, o níquel sobre o objeto a ser tratado. O método químico se baseia inteiramente em uma reação química para aplicar a camada de níquel.
Eletrólise.
A eletrólise é um método usado para a obtenção de reações de óxido-redução. Em soluções eletrolíticas o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas. As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, dependendo do estado físico em que estiver a solução que vai ser submetida à reação.
Eletrólise é todo processo químico não espontâneo