Nikollas Ferreira Gon Alves 2 B

419 palavras 2 páginas
Nikollas Ferreira Gonçalves 2ºB
Pressão arterial é uma pressão que todos nós temos dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.
O sedentarismo torna mais propício o acúmulo de placas de gordura nas artérias, uma vez que o organismo precisará de menos energia para se manter. Isto é, haverá uma sobra de gordura que não foi devidamente metabolizada, fazendo com que haja uma maior concentração na corrente sanguínea, facilitando a formação dessas placas. Ou seja, uma vida sedentária torna mais propício a formação dessas placas, mas não quer dizer necessariamente que terá.
A diferença entre o coração de um atleta ou praticante de exercícios físicos e o de um sedentário é a chamada hipertrofia, ou seja, o coração de um atleta é mais forte do que o de um indivíduo sedentário, devido à quantidade de exercícios que pratica. Os atletas também podem contar com o chamado condicionamento físico, ou seja, o organismo já está preparado para receber certas cargas de esforço, o coração foi preparado para aumentar a frequência cardíaca de acordo com o esforço de cada atleta. São fatores como esses que uma pessoa sedentária não possui e é a partir disso que as doenças coronarianas e o aumento de pressão começam a aparecer.
A pressão arterial de um praticante de exercícios tende a ser mais baixa do que a de um sedentário, porque com a prática de atividades físicas ocorre a diminuição da resistência vascular periférica, ou seja, os vasos são menos contraídos. Portanto a pressão arterial é mais baixa. A

Relacionados

  • List o Def EAD 2015 1
    108328 palavras | 434 páginas