Nietche
Escola DE eDUCAÇAO E HUMANIDADES
CURSO DE QUÌMICA (LICENCIATURA)
NIETZScHE
‘’VERDADE E MENTIRA NO SENTIDO EXTRAMORAL’’
CURITIBA
2012
1 Introdução
Este trabalho consiste no estudo de um dos textos elaborados por um filósofo alemão do século XIX: Fiedrich Nietzsche. Por meio da análise de ‘’Sobre verdade e mentira no sentido extramoral’’, escrito em 1873, procurou-se esplanar alguns traços de Nietzsche e os conceitos que ele procurava transmitir.
Na tentativa de situar esse autor à corrente histórico-filosófica vigente na sua época-corrente essa que com grande representatividade seu nome está vinculado-foi apresentada uma espécie de linha do tempo com as características e os pensamentos que marcaram o desenvolvimento da humanidade até chegar na época em que Nietzsche viveu e desenvolveu seus trabalhos. Filósofo, poeta, compositor, crítico social e cultural e um fisiologista clássico, Nietzsche era um forte crítico das religiões, principalmente do cristianismo. Também conhecido como médico da cultura, diagnosticou a doença da cultura ocidental, o Niilismo. Esse conceito afeta as diversas esferas do mundo, incluindo a ética e a moral, trata-se da falta de sentido da existência do homem e tudo o que o rodeia. Numa atmosfera Niilista, totalmente desacreditada no potencial humano, e fundamentada na supremacia dos instintos e da influência biológica, Nietzsche expõe suas ideias.
Com foco nas características do autor e em seu respectivo contexto histórico, é apresentada uma análise de ‘’Sobre Verdade e Mentirano sentido extramoral’’, com o detalhamento de alguns trechos essenciais do texto.
2.1 CRONOLOGIA HISTÓRICO-FILOSÓFICa
No decorrer da