Nicole Economia
Revista Superinteressante
À primeira vista, quando nos deparamos com esta matéria editada pela revista Superinteressante que veio como tema de capa, já é possível reconhecer que esse não é um tema que todos nós já não tenhamos conhecimento ou que seja algum tipo de novidade, mas, com toda certeza a curiosidade sobre quem são os tais “Verdadeiros donos do mundo” e o que isso implica em nossas vidas é o que nos leva a seguir e continuar as próximas páginas.
“As 67 pessoas mais ricas do mundo tem US$1,72 trilhão. Tanto dinheiro quanto os 3,5 bilhões mais pobres. Metade de toda a humanidade.”. Já na primeira página esses dados escandalosos são apresentados, nos revelando que a desigualdade extrema é o verdadeiro tema por traz do tema inicial.
Grupo de Bilderberg. Descrito como organização criada com o objetivo de reunir as pessoas mais poderosas do planeta para debater sobre o curso da economia, mudanças climáticas, guerras, e demais outras coisas que envolvem o curso da sociedade. “Estamos falando sobre uma rede global, mais poderosa do que qualquer país, e determinada a controlar a humanidade”. Essa frase foi citada pelo russo Daniel Estulin, considerada um pouco exagerada, mas isso não muda o fato de que é uma triste realidade sobre os verdadeiros “condutores” de nossas vidas, nossa economia instável, e principalmente, responsáveis diretos pela desigualdade social extrema da humanidade.
Entre citações de crises financeiras, quebras de países, desemprego, pobreza e como os bilionários não deixaram de se “dar bem” mediante a tudo isso, a pior delas foi a de que a desigualdade de renda cresceu de tal forma que se aproxima dos níveis que antecederam a Primeira Guerra Mundial. Uma informação alarmante e assustadora, pois nos encontramos em uma época diferente com recursos mais avançados, pelo menos é o que nós achamos, e é difícil acreditar que essa regressão pode estar acontecendo e, principalmente, que essa crise mundial não afeta a