Adapta Es Ao Treinamento Da Resist Ncia Aer Bia E Anaer Bia
1623 palavras
7 páginas
Adaptações Cardiorrespiratórias Sistema anaeróbio
O futebol é um esporte predominantemente aeróbio, mas o que determina uma boa condição física para a pratica esportiva é a otimização do fornecimento energético através das vias anaeróbias. Atividades que exigem um alto nível de metabolismo anaeróbio produzem alterações específicas do sistema de energia imediato em curto prazo, sem qualquer aumento concomitante nas funções aeróbias.
Diversos estudos apresentam similaridades quando se trata de alterações resultantes do treinamento. Fora observado um aumento nos níveis de substrato anaeróbios em repouso, cerca de 28% de aprimoramento da força muscular acompanhado pelo aumento significativo nos níveis musculares em repouso de ATP e CP, creatina livre e glicogênio. Foram constatados, aumento da quantidade e atividade de enzimas – chave que controlam a fase anaeróbia do fracionamento da glicose, principalmente nas fibras de contração rápida, enzimas como a CK (creatinaquinase). Outra alteração encontrada foi o aumento na capacidade de gerar altos níveis de lactato sanguíneo durante o exercício explosivo, maximizando a produção de níveis mais altos de glicogênio e de enzimas glicólicas, assim como uma melhor motivação e tolerância à "dor" no exercício exaustivo e a própria reconversão do lactato em energia.
Sistema aeróbio
O treinamento de resistência aeróbia se faz importante no futebol devido ao tempo de atividade dos jogadores. Uma melhora significativa foi constatada com relação ao metabolismo das gorduras. Em exercícios submáximos, a lipólise se tornou mais vigorosa, propondo a melhora na mobilização, transporte e principalmente oxidação das gorduras.
Para qualquer nível de esforço submáximo, uma pessoa treinada utiliza mais ácidos graxos para obter energia que um sujeito destreinado. Para o atleta, essa capacidade se faz necessária, pois os carboidratos são poupados, esperando uma taxa de esforço mais elevada. Isso aliado à melhora na B-oxidação dos ácidos