nflewknlwkndl

1363 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Os peixes foram os primeiros vertebrados, tendo surgido a pouco mais de 500 milhões de anos. Os fósseis mais antigos de peixes são pequenos, com menos de 50 centímetros de comprimento, inteiramente revestido de uma armadura óssea. Esses peixes primitivos, conhecidos como ostracodermos, apresentavam boca circular, eram agnatas e alimentavam-se, provavelmente sugando restos de organismos mortos ou filtrando pequenas partículas em suspensão na água.
Atualmente são mais de 27.000 espécies de peixes ósseos viventes, apresentam grande capacidade de adaptação e apresentam uma grande diversidade presente tanto em água doce quanto salgada.

DESENVOLVIMENTO
Peixes ósseos são integrantes do reino animalia e do filo chordata, Compõem a classe Osteichthyes (ou Osteíctes), nome da classe vem do grego osteos=osso, e ichtyos=peixe.
Muito bem adaptados à quase todos os ambiente aquáticos. O esqueleto é formado por crânio, coluna vertebral e um conjunto de ossos que sustentam as duas nadadeiras peitorais e as duas nadadeiras pélvicas. As nadadeiras caudais geralmente são homocercas, ou seja, formadas por dois lóbulos iguais.
Os peixes ósseos apresentam as seguintes características: Escamas, boca, olhos, uma fenda branquial de cada lado, opérculo (protegendo as fendas branquiais), quatro brânquias em cada fenda branquial, linha lateral, ânus, bexiga natatória e nadadeiras (ou barbatanas).
Figura 1 - características externas do peixe ósseo

Figura 2 - características internas do peixe ósseo
O corpo do peixe ósseo possui uma epiderme lisa coberta por escamas, há existência de glândulas produtoras de muco que lubrifica o corpo do peixe facilitando assim, sua locomoção.
Figura 3 - tipos de escamas de peixes ósseos

Figura 4 - escamas de peixe ósseo

As bexigas natatórias são estruturas de finas paredes, localizada posteriormente as brânquias, abaixo da coluna vertebral. Em alguns peixes, há ligação entre a bexiga natatória e a faringe. Tem a função de

Relacionados