Sala de apoio a amamentação
São locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho e têm por objetivo atender ás mulheres que precisam esvaziar as mamas durante o expediente para oferecer o leite à criança em outro momento ou até mesmo para doação a um BLH (Bancos de Leite Humano).
Qual a portaria que prevê?
PORTARIA Nº 193, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2010
Qual o objetivo dessa portaria?
Orientar a instalação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas e a fiscalização desses ambientes pelas vigilâncias sanitárias locais.
Quais os parâmetros devem ser utilizados na implantação?
Para a instalação e montagem de uma sala de apoio à amamentação em empresas, podem ser utilizados alguns parâmetros definidos na RDC nº 171/2006 para a sala de ordenha: dimensionamento de 1,5 m² por cadeira de coleta e instalação de 1 ponto de água fria e lavatório, além do espaço necessário para a coleta, a sala deve conter freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura.
Qual a importância dessas salas?
Para que as mulheres trabalhadoras consigam cumprir com a recomendação de amamentar por 2 anos ou mais, sendo exclusivamente no peito nos 6 primeiros meses, é fundamental que após a licença maternidade elas tenham o auxílio das empresas. Uma forma de ajudar é disponibilizando salas de apoio á amamentação, a fim de prover um ambiente acolhedor e adequado á coleta e ao armazenamento de leite, para que ele seja oferecido posteriormente á criança ou doado a um banco de leite com segurança e qualidade.
É exigência a implantação em todas as empresas?
A construção de salas de apoio à amamentação é uma opção da empresa, pública ou privada. Não existe obrigatoriedade para manutenção destas estruturas.
Quais são os benefícios para as empresas?
• Menor absenteísmo da funcionária, pois crianças amamentadas adoecem menos.
• Maior adesão ao emprego, ao dar maior conforto e valorizar as necessidades das