New slide trab de socio
Brigas de torcida
Contexto histórico
Violência no futebol não é um fenômeno intrínseco ao esporte, muito embora não sejam raros os exemplos de manifestações violentas em partidas nos campeonatos ao redor do globo.
Hoje em dia, por vezes, pode ser comum haver brigas e discussoes em jogos de futebol (principalmente por parte da torcida).
No estudo ao analisar a violência nos estádios de futebol, temvisão sob dois aspectos distintos: intrínseco e extrínseco, buscando-se assim, compreender o motivo que leva várias pessoas a praticarem atos de total agressividade. Considera-se, nesta pesquisa bibliográfica, que, ao tratar da violência no futebol do ponto de vista intrínseco, o motivo seria interno, ou seja, constituinte do conteúdo esportivo do próprio futebol. Ao estudar a violência nesse esporte, do ponto de vista extrínseco, o motivo seria externo, de fora para dentro, trazido do outro meio, seja por crise econômica, racismo, drogas ou qualquer outra coisa.
Análise
O futebol como desporto é considerado por muitos a grande paixão popular e caracterizado pela crítica desportiva como o maior fenômeno social dos últimos anos. Essa afirmação é fácil de ser observada ao se analisar o amor que os torcedores têm pelo seu clube. Porém, há certo tempo que uma inquietação vem incomodando o dia -a- dia de todo torcedor apaixonado por futebol: o caso da violência presente cada dia mais nos estádios. Esse fato tem afastado o torcedor do estádio, que vem optando por, várias vezes, assistir aos jogos em casa, diante do conforto e, principalmente, distante da violência.
Não existem muitas evidências mostrando que a violência ocorre do próprio futebol, uma vez que os jogadores são submetidos a uma série de regras e normas que, quando infringidas, podem ser severamente punidas pelas instituições que regem o futebol.
É sabido de que um dos principais fatores que contribuem para a violência no futebol seria a presença das torcidas organizadas, que muitas vezes