new deal
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia, a pedido do professor x.
O professor explicou-nos que neste período teríamos de fazer um trabalho. Este teria de conter uma apresentação oral e uma apresentação escrita em que o tema geral era "o Homem". Com base neste, o nosso grupo escolheu o subtema “Perdidos em 4 paredes”. Após a escolha do tema, foi sorteada a data de apresentação, que seria a 07-06-2011. Apesar do tema geral ser muito abrangente, a nossa escolha foi como que imediata, porque queríamos alcançar a descoberta de algo que não conhecemos, de perceber como é viver com poucas condições, pouca harmonia e felicidade, e a prisão é o local ideal da representação dessa vida «vazia».
Início do Tema
“Perdidos em 4 paredes”
O subtema escolhido surgiu de uma conversa dos elementos do grupo, tendo ficado inicialmente com o nome “A vida na prisão”, surgiu mais tarde o tema do nosso trabalho apresentado: Perdidos em 4 paredes. Com este trabalho queremos perceber como os prisioneiros vivem o seu dia-a-dia limitados num único espaço, as condições em que vivem, as obrigações que têm a cumprir e os sentimentos que os invadem enquanto se encontram enclausurados.
Dificuldades Iniciais
Inicialmente, a nossa imaginação não parava, tínhamos muitas ideias e pensámos em muitos sítios onde era possibilitada a recolha de muita informação crucial para a realização do trabalho. No entanto, encontrámos inúmeras dificuldades, que nos impediram de realizar o trabalho tal como prevíamos inicialmente. De entre os obstáculos que encontramos, é de destacar a falta de acesso a uma prisão. Esta negação foi muito prejudicial na medida em que não nos permitiu entrar em contacto com este lugar e com os prisioneiros. Ocorreu também a falta de disponibilidade de um agente de segurança pública, visto que na esquadra foi-nos negado o acesso e as filmagens de uma cela. Além disso, negaram-se a responder a uma pequena entrevista, que nos poderia ter