Neurotransmissores
PSICOLOGIA
NEUROFISIOLOGIA
DISCENTE: MATHEUS MOURA
BELÉM
2015
Neurotransmissores
Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e utilizadas para a transferência de informações entre eles. Essa comunicação se chama sinapse.
Os neurônios funcionam através de impulsos elétricos. Então, para transmitir um impulso elétrico em uma informação química, para que as células consigam transmitir informações, o neurônio produz e utiliza os neurotransmissores. Existem vários neurotransmissores e também outras substâncias que agem também como neurotransmissores, por exemplo os aminoácidos, peptídeos e até mesmo gases como o óxido nítrico e o gás carbônico.
Os neurotransmissores clássicos são: acetilcolina, as catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina), serotonina, GABA, glicina, glutamato, aspartato, endorfina, calcitonina e a melatonina.
• Acetilcolina
Origem: Ela é produto da reação entre colina (componente da lecitina) e acetil-CoA na presença da enzima colina acetiltransferase.
Ação: Neurotransmissor de ação rápida.
Função: A acetilcolina é o neurotransmissor liberado por neurônios colinérgicos responsável pela contração de músculos e pela aprendizagem e memória.
Atuação: No caso da contração dos músculos, a transmissão nervosa (nesse caso chamada de transmissão neuromuscular) ocorre em um local chamado de junção neuromuscular, onde o axônio se divide em diversas terminações e se liga à fibra do músculo esquelético.
Local: A acetilcolina é sintetizada nos terminais axonais a partir da colina e da acetilcoenzima A, numa única reação enzimática,catalisada pela enzima colina-acetiltransferase. A reação produz acetilcolina e libera coenzima A.
• Dopamina
Origem: Sintetizada por meio da ativação da enzima tirosina hidroxilase, armazenada em pequenas vesículas nos terminais dos neurônios e liberada por meio das sinapses químicas do cérebro. De forma molecular C8H11NO2, a dopamina é um