Neurotransmissores
Podemos definir a síntese do seguinte modo: Ela acontece a partir de uma substância precursora (alfa-aminoácidos) que, advinda do meio externo, atravessa a corpo celular da estrutura neural com a ajuda de mecanismos especializados. Logo, essa substância e suas enzimas especializadas direcionam-se para o terminal do neurônio onde uma parte menor dele fica livre no citoplasma e a parte maior fica armazenada em órgãos denomi¬nados vesículas sinápticas pelo Complexo de Golgi. Depois são levados através de microtúbulos por todo axônio até encontrar o botão sináptico. A síntese pode ter variação de acordo com a complexidade molecular do neurotransmissor e de sua necessidade de enzimas especializadas.
Alguns exemplos de neurotransmissores essenciais para o funcionamento do corpo humano:
Endorfinas e Encefalinas agem naturalmente no corpo como analgésico, bloqueando a dor.
A Dopamina (derivada da Tirosina) age no controle da satisfação e do prazer. Dividem-se em outros três grupos que controlam o movimento, a memória e o emocional.
Serotonina é o regulador do humor, sono, apetite, da atividade sexual, ritmo circadiano, funções neuro-endócrinas, temperatura corporal, sensibilidade a dor, atividade motora e funções cognitivas.
Ácido Gama-aminobutirico: É o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central. Está presente em quase todas as regiões do cérebro, fortemente envolvido com os processos de ansiedade.
Glutamato: É o