neurotransmissores
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável pela maioria das funções do controle do organismo.As principais células que compõem todo este sistema, conta-se aos bilhões e recebem o nome de neurônios.Do corpo de cada neurônio saem prolongamentos que são chamados dendritos, que são vários, e o axônio Esses prolongamentos funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão, olfato, audição, tato e pelo paladar. Dessa forma o neurônio ao receber um determinado impulso pode transmitir um estímulo exitatório ou inibitório a outro neurônio localizado à distância.Essa comunicação de neurônio a neurônio, não ocorre na base de 1/1, pelo contrário,muitas vezes um único neurônio pode enviar impulsos nervosos a muitos outros, por meio de ramificações finais e de seu axônio. Portanto, o cérebro humano vive constantemente uma fantástica ciranda de impulsos nervosos em todas as direções, um mecanismo da impressionante.Esses prolongamentos funcionam como complexidade que tem como resultado o pensamento, a ação, locomoção,manifestação de alegria ou de preocupação.
Os impulsos nervosos para passarem de um neurônio para outro,através do axônio, devem vencer um espaço existente entre eles, o qual é denominado de Fenda Sináptica. Esta função de passar e receber o estímulo,recebe o nome de Sinapse. Para que os impulsos nervosos possam vencer esse espaço, o primeiro neurônio, através dos impulsos que chegam a sua terminação,liberam substâncias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte.Essas sustâncias químicas, sintetizadas e liberadas pelos neurônios, recebem o nome de neurotransmissores. Os quais têm um papel fundamental no nosso sistema nervoso.
MECANISMO DE AÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES
Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais.Uma vez que ocorre a liberação, estas vesículas decaem na fenda sináptica, reagindo diretamente com os receptores situados nas membranas do neurônio