Neurotransmissores
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas por neurônios e células musculares, que tem o papel de sinalizar (mensageiros químicos).Sua função é a transmissão de informações de uma célula para outra, através da fenda sináptica, atuando na membrana pós-sináptica, permitindo um comunicação entre: neurônio-neurônio, neurônio-célula muscular, célula muscular- célula muscular.
A produção de neurotransmissores ocorre na própria célula pré-sináptica, no terminal do axônio e é acumulada em vesículas sinápticas. A Liberação desse neurotransmissor vai ocorrer a partir de um potencial de ação, que vai possibilitar a fusão dessas vesículas com a membrana, lançando-os na fenda sináptica. Cada determinada célula produz um neurotransmissor com uma área/célula de ação específica (ditas pelas proteínas localizadas na membrana).
A maioria dos neurotransmissores se encaixa em três categorias: Aminoácidos, Aminas e peptídeos. Os dois primeiros sendo moléculas orgânicas pequenas e simples, possuintes de nitrogênio, sendo derivados de amônia. Os peptídeos são produzidos no retículo endoplasmático rugoso do corpo celular e se dá pela grande união de moléculas que serão clivados no complexo de Golgi e liberadas em grânulos secretores.
Dentre os neurotransmissores, os principais:
Glutamato (GLU)- estimulador do Sistema Nervoso Central-; Gama-aminobutírico (GABA)-inibição do Sistema Nervoso Central-; Glicina (GLI)- inibidor do Sistema Nervoso Central, especialmente a nível da medula espinal, tronco cerebral e retina- ; Acetilcolina- contração muscular, vasodilatação, retardo da atividade cardíaca, memória e aprendizagem; Endorfina-bloqueio de dor-; Dopamina- regulação de: movimento, comportamento emocional e relação com funções cognitivas-; Serotonina- relacionado com: o humor, o sono, atividade sexual, apetite, ciclo diário, e funções neuroendócrinas-.
Referência:
TRIPICCHIO, Adalberto. Artigo: “Principais