Neuronios
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA –PIAGET
Piaget mapeou o desenvolvimento do funcionamento cognitivo infantil, através de uma série de estágios:
1) Esquema – unidade estrutural básica de pensamento ou ação (a criança só faz/ não pensa) que se modificam e adaptam, enriquecendo o repertório mental ou comportamental.
2) Equilíbrio – processo de passagem de uma situação de equilíbrio para uma de maior equilíbrio. É um processo de auto regulação interna.
Se a informação nova encontra dificuldade para se adaptar ao esquema existente, o indivíduo passa a experimentar um estado cognitivo de desconforto, conhecido como desequilibrio.
O processo de equilibração se dá atraves da assimilação e acomodação, os esquemas são adaptados ou ajustados de forma que a nova informação possa ser incorporada e o equilibrio cognitivo recuperado.
Conclui-se que eqililibração, segundo Piaget é: “o mecanismo interno de auto regulação, isto é, de sequencias de compensações ativas do sujeito em resposta Às perturbações exteriores e de regulagem, ao mesmo tempo retroativa e antecipadora que constitui um sistema permanente de tais compensações”.
3) Adaptação – busca de comportamento mais adaptativos a um meio ambiente. Implica em 2 processos complementares: assimilação e acomodação.
4) Assimilação – tentativa do sujeito de solucionar uma determinada situação, utilizando uma estrutura já formada, isto é, o novo elemento é incorporado e assimilado a um sistema já proposto.
- O sujeito usa as estruturas que já possui e o conhecimento sé é alcançado quando ocorre a verdadeira assimilação, tanto de conceito como de modo de execução (processos cognitivos).
5) Acomodação – é o processopelo qual um esquema ou estrutura cognitiva, ajusta-se à nova informação, pela expansão ou mudança de sua forma ou até mesmo pela sua subdividão em um conjunto de esquemas com aplicações diferentes; ou seja, modificação de estruturas antigas.