Neuromarketing e biometria
Este trabalho tem como objectivo abordar dois temas propostos, sendo eles: Neuromarketing e Biometria. No primeiro tema, começamos por fazer uma breve definição de Neuromarketing, e os seus objectivos, e seguidamente será analisado o tema em mais profundidade, mostrando ainda onde e como o mesmo é aplicado. Para o caso da biometria, foi feita uma análise ao tema seguindo os padrões do anterior, procurando dar exemplos reais, devido á sua existência mais desenvolvida.
O que é o Neuromarketing
“O Neuromarketing é um novo campo do marketing, que utiliza tecnologias ligadas com a medicina, como por exemplo, a ressonância magnética para estudar as respostas do cérebro numa simulação de marketing.”
In: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuromarketing"
Objectivos do Neuromarketing
O objectivo principal do Neuromarketing é descobrir o que os consumidores sentem subliminarmente, observando o cérebro humano quando exposto a estímulos externos, identificando padrões de avaliação de marcas, produtos ou formas de comunicação, permitindo ir mais além que os métodos tradicionais de pesquisa.
Neuromarketing
Como o próprio nome indica, “Neuromarketing” consiste numa fusão de conhecimentos de duas áreas, que embora diferentes, não são estanques: a Neurociência e o Marketing. Em relação ao Marketing, tende a exigir cada vez mais, soluções de “marketing one-to-one”. Paralelamente verifica-se uma saturação da maioria dos mercados e uma reduzida diferenciação dos produtos oferecidos. Logo, uma forma de resolver tais problemas, passa por utilizar as possibilidades da diferenciação emocional e, para tal, os conhecimentos da neurociência têm-se mostrado bastante úteis.
A ideia base do neuromarketing consiste em encarar o cérebro humano como um órgão de tomada de decisões. Como a maior parte da actividade cognitiva humana, ou seja, todo o pensamento (incluindo as emoções) ocorrem abaixo dos níveis conscientes do indivíduo os métodos de pesquisa