Neurofisoilogia

507 palavras 3 páginas
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

RESUMO

O Acidente Vascular Encefálico, também conhecido como AVC ( acidente vascular cerebral), e popularmente derrame cerebral, se caracteriza pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro.
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma das doenças mais freqüentes em serviços de emergência, corresponde a terceira maior causa de mortalidade nos Estados Unidos e na maioria das vezes o primeiro atendimento não é do neurologista. Por isso é importante o conhecimento básico da fisiopatologia e do quadro clínico para se estabelecer condutas rápidas e adequadas.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal a compreensão e descrição das principais condutas para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) em sua fase aguda; dando-se ênfase aos principais procedimentos realizados na Unidade de Emergência.
Existem dúvidas e controvérsias no que diz respeito ao assunto, entretanto alguns aspectos referentes ao correto manejo do AVC em sua fase aguda já são rotina de vários centros de tratamento de AVC. Na maioria das vezes, os primeiros socorros ao paciente com déficit neurológico sugestivo de AVC não são feitos pelo neurologista, fato este que reflete a importância do treinamento e correto preparo de médicos generalistas que trabalham em emergência e/ou UTI.

DESENVOLVIMENTO

O acidente vascular encefálico se caracteriza pela instalação de um déficit neurológico focal, repentino e não convulsivo determinado por uma lesão cerebral, secundária a um mecanismo vascular.
AVE é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exata da lesão. (Sullivan, 1993).

Relacionados