neuroanatomia
SNC - Substancia branca e cinzenta.
Por que o Sistema Nervoso Central é organizado em substancia branca e cinzenta e do que é constituída cada uma delas?
O Sistema Nervoso Central é formado por duas estruturas chamadas substância branca e substancia cinzenta.
A substancia branca possui regiões com uma grande quantidade de prolongamentos de neurônios, principalmente, de axônios. Estes axônios são envolvidos por oligodendrócitos, constituindo as fibras nervosas. Em orgãos frescos estas regiões têm coloração esbranquiçada e em conjunto formam a substância branca do sistema nervoso central. Sua cor é devido à grande quantidade de mielina nela presente. A mielina faz parte do citoplasma dos oligodendrócitos.
Já na substância cinzenta se encontram corpos de neurônios, abundante número de fibras amielínicas, algumas fibras mielínicas, oligodendrócitos, astrócitos protoplasmáticos e células da microglia.
Essas duas estruturas são dispostas no SNC da seguinte forma: no cérebro e no cerebelo há uma massa de substância branca, revestida externamente por uma fina camada de substância cinzenta (córtex). Na medula, a substância cinzenta forma um eixo central (H medular) envolvido por substância branca.
Enquanto a substância cinzenta é o local de recepção e de integração de informações e resposta, a substância branca constitui as vias de comunicação entre o SNC e o SNP, assim como as vias de comunicação entre diferentes regiões do sistema nervoso central.
A medula espinal é um importante órgão de comunicação entre o organismo e o encéfalo. Pela substância branca da medula passam importantes conjuntos de feixes de axônios transmitindo: Informações do organismo para o encéfalo; Informações do encéfalo para neurônios (neurônios motores) situados na própria medula e situados fora da medula.
Referências:
1.